sexta-feira, 6 de junho de 2014

Como e por quê a timidez "surge"


A timidez também se aprende, ela não nasce como parte integrante de uma personalidade, uma vez que a quase totalidade das personalidades são fabricadas. A criança tímida, mesmo que tenha temperamento contrário, aprendeu a ser assim. Trata-se de mais um comportamento pré-fabricado, dentre tantos que existem para rotular, categorizar, coreografar, identificar, controlar, os indivíduos. Sim, a timidez também se torna um identificador de indivíduos. É a mesma coisa que outros rótulos, tais como, medroso, ou corajoso, culto, popular, extrovertido, e assim por diante. 


Ninguém nasce medroso ou corajoso, extrovertido ou introvertido, uma vez que os potenciais inconscientes inatos, ou idiossincrasias, precisam de estímulos externos para se tornarem atributos atuantes, visíveis, de uma personalidade. Todos, por exemplo, têm o potencial de falar bem, inclusive em público, desde que sejam treinados adequadamente. Alguns o conseguem com maior facilidade, outros precisam de maior incentivo, e nos dois casos, o temperamento atua como potencializador, como complemento, mas nunca como fator único, determinante. 



O Temperamento é uma predisposição inata na genética somática e psicológica que atua como coadjuvante no desenvolvimento do comportamento. Influi mas não é uma caixa determinista. Nesse caso, a força da mesologia tem mais peso. Uma criança pode ter o temperamento pacato, ou tímido, mas a força mesológica pode mudar isso. Do mesmo modo, outra criança extrovertida por predisposição natural, pode se tornar tímida, se não tiver seus atributos adequadamente desenvolvidos pela mesma mesologia onde está inserida. Oportunamente falaremos sobre o temperamento, sua natureza, os fatores, seus desdobramentos e importância na origem dos hábitos comportamentais. 



Uma criança recatada por temperamento pode ser tornar extrovertida por comportamento, e a mesma regra vale para alguém que seja extrovertido e o seu inverso. O Condicionamento externo acabará por direcionar o comportamento desse jovem. Veja, por exemplo, os casos de pessoas que a despeito de sua postura pacata, quando são submetidos à força da sugestão, mudam para a agressividade, e vice-versa. 



As predisposições inatas de cada um estão adormecidas no inconsciente, e podem ou não ser ativadas, potencializadas, e tudo isso irá depender do treinamento intenso em forma de condicionamento que se recebe do meio onde se vive, e isso irá modular sua personalidade racional. Comportamento é instrução, conhecimento, sugestão de uso. Temperamento é instinto, é o potencial para alguns processos psicossomáticos, mas, que para se manifestar e assumir sua condição de postura lúcida, precisa de estímulos. Frustração, por exemplo, é um sentimento que surge quando uma característica do temperamento foi anulada pela força do condicionamento, ou influência direta do meio. 

Fonte: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/ed_integral_criancas_a_timidez.htm

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