sexta-feira, 6 de junho de 2014

A auto estima da criança com dificuldade de aprendizado

Uma das principais missões de um professor é resgatar a auto-estima de seus alunos. Resgatar a auto-estima é fazer com que o aluno acredite na sua capacidade de aprender; na sua capacidade de enfrentar desafios; na sua capacidade de se esforçar e se disciplinar para a aprendizagem do novo. E isso se consegue reforçando os pontos fortes dos alunos, elogiando cada acerto, valorizando o esforço, dosando cuidadosamente os obstáculo que ele terá que enfrentar para aprender e, principalmente, oferecendo o prestígio do afeto a cada vez que o aluno dá um passo vencedor. Sentindo-se capaz e vitorioso, o aluno elevará sua auto-estima num círculo virtuoso que o fará perder o medo de aprender.

Crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes, só recebem críticas dos professores e pais, o que acaba causando constrangimentos em sala de aula, comentários maldosos dos colegas e até castigos. Tal maneira de conduzir a situação, tanto vinda dos professores, como vinda dos pais, só aumentam as dificuldades da criança, pois além da real causa da dificuldade (que pode ser a nível pedagógico, psicológico ou cognitivo) ela terá mais essa situação aumentando seu bloqueio. Como mencionado, as dificuldades de aprendizagem podem ocorrer por diferentes motivos, e por isso é necessária uma avaliação profissional para encontrar a origem e tratar tal dificuldade.

É muito importante que a criança não seja confundida com sua dificuldade, o que infelizmente é bastante comum. Quando uma criança apresenta tais dificuldades, ela passa a ocupar o papel de problemática, de burra, de ovelha negra, entre outros. Com todos esses rótulos fica difícil superar qualquer coisa e ter uma alta autoestima. Com isso, ela acaba se tornando o rótulo, e nem ela e nem os adultos percebem que ela é muito mais do que aquela dificuldade apresentada. Não percebem que esse é apenas um aspecto dela, e que inclusive pode ser tratado e melhorado. Enxergar os pontos fortes e positivos da criança e reconhecê-la, ajuda a mesma a também se enxergar como tendo qualidades e talentos. Isso a ajudará a desenvolver a segurança exposta anteriormente e a fazer com que sua autoestima possa ser elevada, o que pode dar mais força em seu tratamento e/ou esforço para que consiga vencer suas dificuldades de aprendizagem.

Fontes: http://www.apoiopsicologico.psc.br/autoestima-nas-criancas-que-possuem-dificuldades-de-aprendizagem/ e http://www.fundacaolamf.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=42

Nenhum comentário:

Postar um comentário