segunda-feira, 5 de maio de 2014

Timidez e o rendimento escolar

Na escola, o principal problemas as vezes nem são as notas, mas sim um outro aprendizado importante que pode ficar comprometido: o da socialização. A baixa auto estima é uma das características da timidez. A criança vai internalizando não só uma baixa autoestima, mas crenças muito negativas acerca dela mesma, e então começa a se retrair.

Quando tem vontade de perguntar, espera para ver se a resposta não sai. É por isso, entre outras coisas, que a timidez pode prejudicar o rendimento escolar. Além de ficar em dúvida por não perguntar, o aluno costuma sofrer emocionalmente. Acha que suas dúvidas são bobas e teme pela reação dos colegas diante de qualquer coisa que faça.

Também existe uma ligação muito forte entre bullying e timidez. A criança tímida é mais suscetível para os agressores fazerem chacota. Gerando retraimento social, déficit em habilidades sociais e mais timidez ainda. Ou seja, o problema vai se agravando cada vez mais.

Ao ingressar em uma nova escola, fazer novos amigos não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Situações simples são enfrentadas pelo aluno tímido com muito nervosismo e ansiedade. Entrar numa nova rotina, com professores e regras diferentes traz insegurança e intranquilidade. Por isso é importante que a mudança seja bem conduzida, para não se tornar um problema.

O problema aumenta quando esse aluno já tem uma dificuldade e maneira mais retraída de interagir com outros indivíduos. Os medos vão crescendo e a situação vai tomando uma proporção maior. O que afetará não somente na escola, mas no mercado de trabalho futuramente. Caso seja necessário, cabe à família procurar a ajuda profissional de um psicólogo para ajudar a criança a aprender a lidar com o medo. 

Fonte: ¹ http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/10/timidez-pode-prejudicar-entre-outras-coisas-o-rendimento-escolar.html
² http://www.saude.df.gov.br/noticias/item/4648-medo-e-timidez-podem-afetar-a-adapta%C3%A7%C3%A3o-do-aluno-numa-nova-escola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário