segunda-feira, 5 de maio de 2014

Auto estima e auto conceito

O auto conceito está na base da auto-estima. Conceito que vamos formando ao longo da vida. Seria a soma de julgamentos que uma pessoa tem de si mesma. O Auto-conceito é a interpretação das nossas emoções, da nossa conduta e a comparação da mesma com a do outro, se é similar a nossa ou não. É o aspecto cognitivo, as características que usamos para nos descrever. É ligado ao concreto, imediato e observável, geralmente características físicas, atividades que realizamos, etc.

A auto estima seria a convicção de que se é considerado competente e valioso para outros. A auto-valoração envolve as emoções, os afetos, os valores e a conduta. Quando a pessoa se julga má, de alguma maneira este julgamento configura uma reprovação, que com frequência conduz a pessoa a condutas destrutivas para si mesma e para os demais. A auto-estima está determinada pelo conceito que temos de nosso eu físico, que se compõe de vários âmbitos: o ético ou moral, o pessoal, o familiar, o social, a identidade, a autoaceitação, o comportamento, etc. É o aspecto valorativo e julgador do EU. Ligado a metas e a distância que está de atingir estas metas, bem como o quanto valoriza atingir ou não.

A soma do auto conceito e a auto estima leva-nos ao conceito que temos de nós mesmos. É uma visão de nossa pessoa e esta visão vai modificando-se ao longo da vida em função das experiências, as circunstâncias e o contexto que nos rodeia.

Fonte: http://psicdodesenvolvimentoeeducacao.blogspot.com.br/2011/01/auto-estima-e-auto-conceito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário